(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Romanos 3.10‑12
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que sobre a fidelidade de Deus – Sugestão: “Coração Quebrantado”, Novo Cântico (nº 67).
- Leia Salmo 14: Após a leitura, mencione que Davi descreve a depravação e a corrupção humanas e anseia por salvação. Esse salmo é essencialmente repetido no salmo 53, e seus três primeiros versículos são citados em Romanos 3.10‑12. A humanidade está totalmente sob o poder do pecado (cf. Mt 19.17).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- O ateísmo não é um mero problema intelectual: é uma manifestação de pecado no coração naturalmente enganoso. Ele é contrário à luz da natureza, que tão evidentemente revela a existência e a glória de Deus, para não falar na clara revelação de Deus na Escritura. De fato, a decisão consciente de negar Deus leva, invariavelmente, a um estilo de vida corrupto. Infelizmente, há muitos que podem não professar o ateísmo doutrinário, mas vivem como se Deus não existisse, o chamado ateísmo prático. Até mesmo alguns que se dizem cristãos se aproximam desse tipo de ateísmo. Como podemos ter Deus em todos os nossos pensamentos?
- Durante seu ministério, nosso Senhor Jesus falou do “insensato”, que, para fins práticos, negava a realidade de Deus (Lc 11.40; 12.20). Como o grande Profeta da igreja, Cristo revelou não somente a bondade de Deus, mas também os males do homem, arraigados na corrupção do nosso coração (Mt 7.17; 12.33‑34; 15.19; 19.17; Jo 7.7). Ele ensinou que as pessoas não podem e não querem entender e buscar a Deus (Mt 13.15; Jo 6.44; 8.43). Se nos consideramos cristãos, devemos receber o ensino de Cristo sobre a corrupção da humanidade. Como essa verdade nos afeta?
- Oração: Reservem alguns minutos para que cada um ore, silenciosamente, confessando a Deus os males que estão arraigados no nosso coração.
Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!