(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Salmos 139.23
- Oração: Dediquem este momento para confessar seus pecados. Façam orações silenciosas.
- Leia Salmo 17: Após a leitura, mencione que Davi ora por justificação e proteção pessoal e expressa a sua confiança no Senhor. Explique que ele pediu para que Deus agisse como Juiz, considerando sua causa como um homem honesto injustiçado pelos ímpios (v. 1). Todo crente deve desejar ser examinado por Deus e ser encontrado inocente (v. 3; cf. Sl 139.23; Jó 23.10). Em contraste com os ímpios, que desfrutam de suas recompensas nesta vida (v. 14), Davi previa a recompensa de ver a glória de Deus depois da ressurreição (16.11; Ap 22.4).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- Embora nunca possamos, nesta vida, alegar impecabilidade ou perfeição, é muito confortador se, diante dos homens, tivermos testemunho de boa consciência, especialmente em tempos em que somos injustamente criticados. Não devemos ficar incomodados demais com as censuras humanas. Deus nos conhece como realmente somos. Como isso nos ajuda a manter o constante desejo de agradá‑lo e esperar que ele faça justiça?
- Cristo entende bem o que é ser cercado por homens ímpios e esperar calmamente pela justiça de Deus enquanto eles atacam como leões. Se já houve uma pessoa que tinha o direito de clamar por justiça, essa pessoa foi o inocente Filho de Deus. No entanto, ele recebeu insultos e injúrias com muita mansidão. Como esse salmo nos mostra o caminho para seguirmos os passos de Jesus?
- Cântico: Sugestão: “Sinceridade”, Novo Cântico (nº 74), ou outro hino, cântico ou salmo de contrição.
- Oração: Peçam que Deus incline o coração de vocês para terem o desejo de agradá‑lo e seguir os passos de Jesus.
Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!