(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Isaías 53.8
- Oração: Jesus foi julgado e condenado injustamente. Ele morreu por causa da nossa transgressão. Orem confessando seus pecados e louvem a Deus pelo perdão que ele concede em Cristo.
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que exalte a obra salvadora de Cristo – Sugestão: hino “Súplica do Redimido”, Novo Cântico (nº 97).
- Leia Salmo 22: Mencione que, como profeta, Davi descreve o sofrimento do Messias e a glória que virá sobre toda a terra. Explique que ele começa com o clamor de desamparo de uma pessoa que confia na aliança (Deus meu, Deus meu), mas sofre o abandono de Deus (v. 1). Davi tinha sido fiel ao Senhor, tendo colocado toda a esperança e suas ansiedades em Deus desde os primeiros dias de sua vida (Sl 22.9‑10). Mas o rei não enxerga apenas o sofrimento, ele contempla a glória e a obra de salvação que seria realizada por Deus (v. 22). Deus receberá todos os povos da terra em sua bênção, como prometeu a Abraão e à sua descendência (22.27). O seu reino se espalhará por todo o mundo pela vitória que ele dá ao seu Servo sofredor (22.28). Todo tipo de pessoa glorificará a Deus (22.29). As boas‑novas de que a redenção foi realizada serão proclamadas às futuras gerações (22.31).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- A primeira parte deste salmo se refere ao Salvador que sofre (v. 1‑21). Isto é solo sagrado, que nos permite entrar, em um pequeno sentido, na experiência de Cristo. Aqui está o homem que cumpriu fielmente a aliança com Deus desde o seu nascimento (v. 9‑10). No entanto, ele clama, angustiado: “Por que me desamparaste?” (v. 1). A resposta a essa pergunta trata do próprio coração da expiação. Deus não abandona o fiel, mas o ímpio, que quebra sua aliança (9.10; 37.28; 94.14; Dt 31.16‑17). Por que, então, Cristo sofreu? Cristo morreu pelos pecadores. Deus retirou todo o sentimento de sua presença graciosa de seu Filho fiel e colocou sobre ele toda a culpa e todo o castigo pelos pecados de seu povo (Is 53.5‑6,8). Com base nisso, Cristo pode salvar pecadores de toda a punição pelos seus pecados. Como esse salmo nos humilha? Como ele nos convida a colocar toda a nossa confiança em Cristo?
- A segunda parte do salmo trata do Salvador bem‑sucedido (v. 22‑31). Deus respondeu às orações de seu Filho aflito e o livrou do mal (v. 24). Portanto, o Filho proclama a glória de Deus ao mundo e chama as pessoas a adorarem ao Senhor. O testemunho de sua salvação atrairá eficazmente pessoas de todas as nações para se arrependerem e buscarem a Deus em fé e adoração humildes (v. 26‑27). Essa ampla missão continuará por gerações (v. 31). Como Cristo está fazendo isso hoje?
Oração: Orem para que Deus lhes ajude a colocar toda a sua confiança em Cristo e que sejam capacitados a dar testemunho de sua salvação.