(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: Celebrem o grande poder de Deus e peçam que ele incline o coração de vocês a temê-lo.
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que enalteça o senhorio e o poder de Deus – Sugestão: hino “Louvor a Deus”, Novo Cântico (nº 16).
- Leia Salmo 29: Após a leitura, mencione que Davi louva ao Senhor por seu poder, sua providência sobre toda a criação e a proteção de seu povo. Deus está entronizado como Rei, governa sobre todas as coisas e, portanto, merece todo louvor, toda adoração e toda obediência.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- A natureza pode ser muito impressionante, mas, quando contemplamos seu poder, devemos elevar o pensamento ao Deus que está por trás dela, que é a causa de suas grandes maravilhas. Como ele é grande! Devemos nos curvar em temor diante dele, sempre mostrando profunda reverência. Se uma poderosa tempestade caindo sobre o oceano pode inspirar temor e espanto, muito mais o Senhor, que a controla por sua simples palavra (Mt 8.26‑27). O que há na natureza que desperta reverência em você? O que isso lhe mostra sobre Deus?
- A voz da revelação natural pode produzir temor, mas a verdadeira adoração surge somente entre as pessoas que têm a Palavra de Deus (v. 9). As maravilhas do mundo natural não precisam aterrorizá‑lo, pois o Deus da tempestade também é o Senhor que fala paz ao seu povo (v. 11). Vemos o poder divino com reverência alegre e conforto reverente, pois ele é nosso Deus em Cristo. Como a fé em Cristo deve afetar o modo como enfrentamos o poder de tempestades e outras coisas potencialmente perigosas?
- Oração: Pelo poder soberano de Deus, os cristãos são protegidos. Busquem a segurança que vocês precisam no Senhor.