Roteiro para culto doméstico – Salmo 34

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Orem pedindo a ajuda para se afastarem do pecado e buscarem humildemente ao Senhor.
  2. Leia Salmo 34: Após ler o salmo, diga que Davi louva ao Senhor pelos muitos benefícios e privilégios que pertencem ao justo. 34.17 Observe as cinco palavras para louvor. Bendirei. Falarei bem de Deus por causa de seus benefícios (103.1). Louvor. Declaração de suas perfeições divinas (48.9‑10). Gloriarseá. Falará de sua dignidade e valor (44.4‑8). Engrandecei. Celebrai sua grandeza infinita (Jó 36.24‑26). Exaltemos. Elevemo‑lo acima e além de todos os outros em nossos pensamentos e palavras (Is 25.1). 34.8 Provai e vede. Esses sentidos físicos expressam percepção e experiência espirituais (119.103; 1Pe 2.3). Bemaventurado. Aquele que possui os muitos benefícios de buscar e encontrar refúgio no Senhor (refugia, 1.1; 2.12; 32.1‑2). 34.18 Perto (…) coração quebrantado. O Senhor está perto daqueles que são humildes e esmagados (quebrantado) por causa do pecado (Is 57.15; 66.2).
  3. Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  4. O título associa esse salmo à fuga de Davi para os filisteus para escapar de Saul. Ao tentar fugir de um inimigo ele correu para outro, apenas para aprender que a salvação vem quando tememos ao Senhor e confiamos nele. Agora, pelo cântico inspirado, ele ensina as pessoas a se afastarem do pecado e a buscarem humildemente ao Senhor. A chave para a segurança é arrepender‑se do pecado e orar a Deus. Em momentos de crise, você busca imediatamente a ajuda do Senhor ou tende a depender de seus próprios planos? Por quê?
  • A afirmação “muitas são as aflições do justo” (v. 19) se aplica a Jesus Cristo, mais que a qualquer outra pessoa. Ele sofreu horrível dor e clamou a Deus em agonia de alma (Hb 5.7). Considerando os seus sofrimentos, alguém pode questionar as promessas de proteção ao fiel contidas nesse salmo. Como elas podem ser verdadeiras se não funcionaram para o Filho de Deus? Contudo, esse salmo encontra cumprimento surpreendente precisamente no Senhor crucificado, pois, mesmo na cruz, nenhum de seus ossos foi quebrado (v. 20; Jo 19.31‑36). Deus ainda estava com Cristo, garantindo, nos mínimos detalhes, que sua missão como Cordeiro de Deus seria cumprida como prometido (Êx 12.46; Nm 9.12). Da mesma forma, Deus não promete proteger seus fiéis de todo sofrimento, mas ordena os nossos sofrimentos de modo que nada impeça o cumprimento de seus propósitos para nossa vida (Rm 8.28,35‑39). Como isso muda o modo como vemos nossas provações?
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre a proteção que Deus concede ao seu povo – Sugestão: “Refúgio”, Novo Cântico (nº 138).
  • Oração: Roguem que Deus permaneça com vocês e que seu braço forte lhes sustente.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.