Roteiro para culto doméstico – Salmo 37

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre fidelidade – Sugestão: hino “Fidelidade do Cristão”, Novo Cântico (nº 176).
  2. Oração: Orem pedindo que Deus lhes ensine a confiar nele independentemente das circunstâncias.
  3. Leia Salmo 37: Após a leitura, mostre que Davi nos exorta a confiar em Deus, mesmo diante das evidentes desigualdades da vida, particularmente com relação à prosperidade dos ímpios. Selecione previamente alguns versículos para destacar. Sugestões: 37.1,13 Os que praticam a iniquidade têm um estilo de vida de desobediência a Deus e estão a caminho de serem condenados por ele (Mt 7.23). O Senhor soberano (hebraico, adonay) desprezará as tolas e insignificantes tentativas dos ímpios de lutarem contra ele (2.4; Pv 1.26). 37.4,19,24 Deus é o maior prazer do homem (16.11; 36.8‑9) e não se recusará àqueles que o buscam como a sua alegria e desejo (105.3‑4; Is 55.6; Tg 4.8), juntamente com tudo o que necessitam (Mt 6.33). 37.5,7 Os justos entregam seus cuidados e preocupações ao Senhor (Mt 6.8,25; 1Pe 5.7) e esperam ansiosamente com segura expectativa, uma expressão de fé. Eles não ficarão desapontados em dias difíceis, pois Deus não permitirá que as provações que enfrentam os destruam (Pv 24.16; Mq 7.8). 37.31 No coração, os justos têm a lei do seu Deus. A graça salvadora de Deus regenera os pecadores e lhes dá um novo desejo de obedecer, por estarem em união com Cristo no Espírito Santo (40.8; Jr 31.33; Ez 36.27; Tt 3.3‑8).
  4. Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  5. O sucesso do ímpio prova a fé do justo. A aparente contradição entre as promessas de prosperidade ao piedoso (1.3) e nossas experiências em um mundo caído podem provocar em nós confusão, ansiedade e amargura. Esse salmo encoraja os crentes a buscarem ao Senhor com fé e a olharem para o futuro com esperança. Descansar no Senhor e buscar felicidade nele produzem contentamento, independentemente das circunstâncias. Pela fé nas promessas de Deus, vemos o fim de todas as coisas e sabemos que o ímpio, embora prospere nesta vida, não tem futuro, mas o justo receberá uma herança gloriosa. Como você vai colocar em prática esses dois princípios?
  •  O Senhor Jesus usou a sabedoria desse salmo no Sermão do Monte (Mt 5.5,7,16; 6.8,25,30,33; 7.23). Ele também exemplificou a vida recomendada aqui por meio de sua confiança no Pai, seu prazer nele, prática de boas obras, paciência com os ímpios, mansidão, domínio próprio e esperança em uma herança futura. Assim, sua boca anunciou sabedoria porque a lei de Deus enchia seu coração (v. 30‑31). Isso lhe dá toda autoridade moral para nos chamar a abraçar o salmo 37. Como isso nos mostra a importância de ter um professor da Escritura que também a pratique em sua própria vida?
  • Oração: Peçam que Deus lhes fortaleça a fé para que vocês olhem para o futuro com esperança em suas promessas.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.