Roteiro para culto doméstico – Salmo 38

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Leitura: 1Coríntios 7.9-11
  2. Oração: Temos de expressar a percepção de nossa pecaminosidade e reconhecer a necessidade de um Salvador. Humilhem-se na presença do Senhor orando nesse sentido.
  3. Cântico: Sugestão: “Compaixão”, Novo Cântico (nº 73), ou outro hino, cântico ou salmo de contrição, confissão e arrependimento.
  4. Leia Salmo 38: Após a leitura, explique que Davi confessa seus pecados, reconhecendo a causa de sua condição, e pede que Deus o ajude. Destaque: 38.2 Tuas setas. A imagem de danos físicos e médicos, embora talvez reflita as circunstâncias da disciplina divina, apontam para algo mais profundo, para a dolorosa convicção de pecado dada por Deus à consciência (32.3‑4). 38.15 Espero. Aguardo com expectativa. A salvação vem pela fé no Senhor. 38.18 Confesso a minha iniquidade; suporto tristeza por causa do meu pecado. Tristeza pelo modo como o pecado desonra e ofende a Deus e confissão de pecados são essenciais para o arrependimento e para o recebimento do perdão da parte de Deus (32.2,5; 2Co 7.9‑11). 38.1920 Sem causa me odeiam. Quando o piedoso peca, o ímpio aproveita a oportunidade para atacá‑lo, não porque o ímpio odeie o pecado, mas porque odeia a piedade (porque eu sigo o que é bom).
  5. Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  6. Sem a percepção de nossa pecaminosidade, não sentiremos qualquer necessidade de um Salvador. O Espírito Santo aplica a lei de Deus à consciência para produzir uma aguda convicção de pecado, noção da ira de Deus e um clamor por salvação (Jo 16.8; At 2.37; 16.27,30; Rm 3.20; 4.15). A marca de um crente é voltar para Deus com ódio pelo pecado e orar por misericórdia. Mesmo que os nossos amigos se afastem de nós em nossa angústia, podemos descansar seguros de que o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo é cheio de misericórdia por pecadores arrependidos (Lc 15.17‑24). O Senhor o está convencendo de pecado? Como você está reagindo?
  • Se a convicção de pecado horroriza os pecadores, o que deve ter sido para Cristo sofrer a culpa de incontáveis pecadores colocada sobre sua pessoa sem pecado (Is 53.6)? Isso o afligiu profundamente (Jo 12.27). No jardim do Getsêmani, Jesus consultou ao Pai se aquele cálice poderia ser afastado dele, sob a terrível apreensão da ira divina (Mc 14.33). Sua situação foi agravada quando ele foi cercado por aqueles que o odiavam sem causa (Jo 15.25). Seus melhores amigos o abandonaram (Mt 26.31). No entanto, quando agonizou na cruz, suportando os nossos pecados, ele se entregou a Deus (1Pe 2.23‑24). Quando adquirimos convicção de pecado, podemos encontrar alívio nele pela fé, porque ele foi esmagado em favor dos pecadores. Como isso nos humilha e nos alivia?
  • Oração: Orem pela misericórdia de Deus em suas vidas.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.