(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: Agradeçam pelo privilégio de viverem sob o reino de Deus e peçam a ajuda do Senhor para que se sujeitem ao seu governo.
- Cântico: Sugestão: “Rei Sublime”, Novo Cântico (nº 19), ou outro hino, cântico ou salmo de exaltação a Deus como Rei.
- Leia Salmo 45: Após a leitura, explique que o salmista canta um cântico de amor que descreve o casamento real. 45.1 Transborda o meu coração. Seu ser interior está transbordando. Ao Rei consagro o que compus. 45.6 Teu trono, ó Deus. Uma das afirmações mais explícitas na Bíblia sobre a divindade de Cristo, o humano Filho de Davi e o divino Filho de Deus (Hb 1.8‑9). Cetro. Símbolo da autoridade real. Cetro de equidade. Cetro de justiça (72.1‑4; 2Sm 23.3). 45.7 Deus, o teu Deus (v. 6), mas distinto de Deus Pai, que é o Senhor pactual do Mediador. Ungiu. A forma verbal de Messias ou Cristo, significando que Deus lhe deu as graças do Espírito Santo para cumprir sua missão (1Sm 16.13; Is 11.2; 61.1). Esse é o mistério evangélico da Trindade, um Deus em três pessoas cooperando na salvação dos pecadores. 45.9 Rainha. A Escritura fala do povo do Senhor como sua noiva (Is 54.5; 61.10; 62.5; Os 2.19‑20; Mc 2.19‑20). Ouro finíssimo de Ofir. Ouro famoso por sua pureza (Jó 28.16; 1Rs 9.28). 45.10 Esquece o teu povo. Esse princípio do casamento (Gn 2.24) é ainda mais importante no casamento espiritual com Cristo (Rm 7.4), que faz novas todas as coisas (2Co 5.17). 45.11 Rei cobiçará a tua formosura. O amor redentivo de Cristo torna a igreja amável aos seus olhos (Ef 5.25‑27). Inclina‑te perante ele. Outra evidência da divindade do Marido real (Ap 19.10).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- As expressões desse salmo dificilmente podem se referir a outra pessoa além do Cristo encarnado, tanto Deus quanto o humano Filho de Davi, como o Novo Testamento confirma (Hb 1.8‑9). Nem Salomão nem nenhum outro rei da monarquia de Israel pode ser corretamente chamado de “Deus” sem qualquer qualificação (v. 6) nem receber louvor eterno do povo (v. 17). Mesmo no Antigo Testamento, os crentes esperavam um rei que seria Deus e homem (Is 9.6). Que luz esse salmo lança sobre nosso entendimento de Cristo e a igreja?
- Medite sobre Cristo como Rei e sua igreja como sua noiva. O Rei é inexprimivelmente belo. Com seu poder, ele protege e defende sua noiva. Seu Pai tem prazer em sua justiça e o unge para reinar com alegria por intermédio do Espírito Santo. O Rei compartilha sua glória real com sua noiva e tem prazer nela. Ela se submete a ele em total adoração. Como as palavras desse salmo o leva a amar o Senhor Jesus? Como elas nos chamam a tratar a igreja dele?
- Oração: Adorem a Cristo, o supremo Rei, e o louvem por seu amor pela Igreja, seu poder protetor e sua justiça.