(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
Compartilhe com seus amigos!
- Oração: De modo silencioso, cada participante deste culto doméstico deve reconhecer que é culpado, indigno e inapto para a adoração. Confessem seus pecados e apelem a Deus por misericórdia. Busquem restauração por meio da misericórdia de Deus em Cristo.
- Leia Salmos 51: Após a leitura, explique que Davi confessa seu pecado de adultério e assassinato (2Sm 11), pede perdão e renovação espiritual e promete louvor. 51.1 A verdadeira confissão não tenta se justificar, mas apela imediatamente à bondade de Deus por meio de uma oração de fé. 51.3 A consciência do crente não lhe dá descanso enquanto ele não se arrepende de seu pecado (32.3-4). 51.4 A confissão do nosso pecado requer a admissão de que Deus é justo (Rm 3.4; cf. Ne 9.33). 51.11 Davi pede a presença pessoal do Espírito Santo e preservação e capacitação para o cumprimento de seus deveres como rei (1Sm 16.13). Ele não queria ser deixado de lado como o rei Saul havia sido. 51.12 O Espírito de Deus, que está pronto para sustentar pecadores arrependidos e infundir coragem no espírito do crente humilde. 51.16–17 A adoração sincera é mais importante que o ritual, especialmente a adoração que nasce de um coração contrito pelo pecado e se oferece a Deus em arrependimento como sacrifício vivo para uma nova obediência (40.6; Is 1.11-20; 66.1-3; Os 6.6).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- A palavra de Natã em repreensão ao rei levou Davi à confissão, mas não era necessário lembrar a Davi seu pecado. Dentro dele estava sendo travada uma batalha que ninguém podia ver. Davi via seu pecado como uma ofensa criminosa, uma mancha destrutiva e impureza cerimonial. Ele era culpado, indigno e inapto para a adoração. Embora outras pessoas fossem impactadas pelo seu pecado, Davi reconheceu que tinha, antes de tudo, ofendido a Deus e, por isso, apelou a ele por misericórdia. Sua oração é um modelo para os crentes que buscam perdão e restauração por meio da misericórdia de Deus em Cristo (1Jo 1.5-10). Quais motivações esse salmo dá aos cristãos para confessarem seus pecados? Como ele nos ensina a confessar os nossos pecados? Embora tenha sido escrito por um crente, como ele pode orientar um incrédulo a buscar perdão para os seus pecados?
- A menção a “hissopo” liga o arrependimento à fé no poder purificador de um sacrifício pelos pecados (v. 7). O talo dessa planta era usado para aplicar o sacrifício diretamente à pessoa impura. O hissopo também foi usado para colocar o sangue do cordeiro pascal nos umbrais das portas, para que a morte não entrasse na casa (Êx 12.21-22). A fé busca a aplicação particular do sangue de Cristo aos nossos pecados, para que possamos escapar da ira de Deus e nos aproximar de sua santa presença para adorá-lo. O sangue de Cristo foi aplicado à sua alma?
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que aborde a dedicação que Deus requer de nós – Sugestão: “Desprendimento” ou “Vontade Soberana”, Novo Cântico (nº 217 ou 218).
- Oração: Encerre louvando o Cordeiro por seu sacrifício, pois seu sangue nos purifica de nossos pecados, nos livra da ira de Deus e nos aproxima de sua santa presença para adorá‑lo.