Roteiro para culto doméstico – Salmo 52

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

Compartilhe com seus amigos!
  1. Oração: Ainda que os ímpios se vangloriem no presente, o juízo divino sobre a vida deles é iminente. Adore o Senhor que, em Cristo, livra você da condenação. Seja grato a ele por sua bondade.
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo de louvor pela salvação divina – Sugestão: “Redenção Suprema”, Novo Cântico (nº 96).
  • Leia Salmos 52: Após a leitura, mencione que Davi louva ao Senhor e se alegra pela destruição certa dos ímpios. Título Depois que Davi fugiu de Saul para os sacerdotes e dali seguiu adiante, Doegue entregou os sacerdotes ao rei Saul, que matou oitenta e cinco deles (1Sm 21.1-7; 22.7-23). 52.1 Maldade. Atos maldosos. Bondade. Lealdade e amor pactuais (palavra geralmente traduzida como “misericórdia”, v. 8). Dura para sempre. Literalmente, seu amor “é o dia todo”. 52.2 Planos de destruição. Ameaças ou ruína e destruição (palavra diferente da encontrada no v. 1). Praticadora de enganos. A língua que age de forma traiçoeira. 52.3 Amas. Os pecadores não apenas cometem atos de pecado, mas amam o mal e a mentira (4.2; Is 5.20; Mq 3.2). 52.6 Hão de ver (…) temerão e se rirão. O juízo de Deus contra os pecadores produz temor e reverência nos justos e revela o quanto o pecado é tolo e fútil (2.1-4). 52.89 Oliveira verdejante. Uma imagem de fidelidade na presença graciosa de Deus (92.12-13). Misericórdia. Lealdade e amor pactuais. Esperarei. Aguardarei com ansiosa expectativa, não em resignação, mas com fé.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • A perversidade do ser humano é surpreendente. O ímpio causa muito dano com suas mentiras, às vezes resultando na morte de justos, ao mesmo tempo em que cresce em poder e riqueza. A humanidade caída tem um prazer horrível em seus pecados, preferindo o mal ao bem. A corrupção de nossa espécie se mostra nas perseguições de Davi e ainda mais nos sofrimentos de Cristo. Jesus sentiu toda a força do injusto ódio humano, e sua cruz deve nos humilhar com sua declaração do quanto a humanidade se tornou má, a ponto de agir assim quando Deus veio nos visitar. Como podemos aprender a odiar a impiedade como Deus a odeia?
  • Embora os ímpios possam parecer ser bem-sucedidos e prosperar, o Senhor os arrancará deste mundo como ervas daninhas. Contudo, o justo florescerá na presença de seu Deus. O juízo de Deus sobre os ímpios leva o justo a adorar. Como saber que Deus punirá o ímpio nos encoraja a confiar em sua bondade agora?
  • Oração: Ore para que você aprenda a odiar o pecado e a impiedade como Deus os odeia.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.