(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: Sugira que cada um ore mencionado um motivo específico de gratidão a Deus nestes tempos de quarentena. Expressem diante de Deus seu desejo de que venha logo o tempo em que poderemos nos reunir com a igreja presencialmente em nossos locais de culto.
- Cântico. Louvem a Deus com o hino “Os seus intentos cumpre Deus”, nº 316 do Novo Cântico.
- Leia Salmos 84: Após a leitura, explique: 84.1 Tabernáculos. Locais de morada. Senhor dos Exércitos. Yahweh, que comanda todos os exércitos do céu e da terra. Esse título aparece repetidamente nesse cântico de desejo e prazer (v. 3,8,12), implicando que a amabilidade de Deus é inseparável de sua soberania como Rei (v. 3; 96.6; Is 33.17). 84.2 Minha alma. Eu. Meu coração e a minha carne. Toda a sua pessoa, por dentro e por fora. 84.4-5 Bem-aventurados. Aqueles que possuem muitos benefícios dados por Deus (v. 12; 1.1). Em cujo coração se encontram os caminhos aplanados. Aquele que sabe como se aproximar da presença de Deus e deseja fazer isso (122.1). 84.9 Teu ungido. O rei designado por Deus, por fim, o próprio Cristo (2.6). 84.10 Estar à porta. Único verbo hebraico relacionado a “soleira” ou “porta”. Possivelmente indica um levita que guarda a entrada dos átrios do templo (1Cr 9.22), um adorador que deseja entrar (100.4) ou um mendigo que fica à porta do templo (At 3.2). 84.12 Confia. Coloca confiança em Deus ou encontra segurança nele, a principal palavra hebraica para “fé” no Antigo Testamento.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
A casa de Deus não é um prédio, mas a congregação de pessoas unidas em Cristo pelo Espírito Santo (1Co 3.16; Ef 2.22; 1Pe 2.5). Há grande bênção em cultuar na casa de Deus. A palavra de Deus nos convoca a essa santa reunião (99.9) e o Espírito Santo nos conduz até ela (Ed 1.5). Ali os crentes veem a beleza de Deus e se satisfazem nele (63.1-2). O amor pela igreja de Deus e por sua adoração é um sinal da bênção salvadora de Deus sobre uma pessoa. Que valor damos aos cultos na igreja? Com que frequência participamos deles? O que procuramos quando vamos à igreja — Deus ou algo que o homem oferece? Promover a sua glória ou ter satisfeitos nossos desejos e necessidades? Exaltá-lo ou elevar nossa autoestima?
Ninguém é mais zeloso pela casa de Deus que o Senhor Jesus Cristo (Jo 2.17). Ainda quando era uma criança de doze anos, ele amava estar ali (Lc 2.46‑49). Como adulto, ele ficava frequentemente no templo, ensinando (Lc 22.53; Jo 10.23). Ele tem prazer especial em estar com seu povo, que é a casa espiritual de Deus. Ao seu povo, ele prometeu sua presença especial (Mt 18.20; 28.20). O Senhor ressurreto é o nosso grande templo, e ele brilha como o sol com a beleza do Deus Trino (Jo 2.19‑22; Ap 21.22‑23). Melhor é estar um dia com a igreja, na presença de Cristo, que mil dias em outro lugar. O que geralmente impede que as nossas atitudes sejam como as de Cristo nesse ponto?
- Cântico: “O Justo pelos injustos”, Novo Cântico (nº 347).
- Oração: Que o Senhor os ajude a continuar com seus cultos domésticos e a interceder pelo dia em que será possível, pela graça divina, retornarmos ao convívio dos irmãos em segurança.