(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: O reinado soberano do Senhor sobre toda a criação é motivo de louvor e firme santidade. Orem para que sua família alegre‑se no Senhor e dê louvores ao seu santo nome.
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que exalte o Deus Soberano – Sugestão: hino “Glorificação à Trindade” (Novo Cântico nº 20, apenas a parte A. Louvor)
- Leia Salmos 97. Explique que o reinado soberano do Senhor sobre toda a criação é motivo de louvor e firme santidade. Destaque: 97.1 Muitas ilhas. Os litorais distantes. Expressão usada para fazer referência aos confins da terra. 97.2 Nuvens e escuridão. Imagens associadas à majestade e ao mistério de sua presença (2Sm 22.12; 1Rs 8.12; Hb 12.18). 97.5 Derretem‑se como cera. A vinda de Deus em glória desorganiza esse mundo caído (Is 64.1‑3; Mq 1.4; Na 1.5). 97.6 Povos. O hebraico é plural, referindo‑se a todas as nações. Sua glória. O peso de todas as suas realizações, revelado em suas obras (19.1; Rm 1.18‑21). 97.7 Prostrem‑se. Citado em Hebreus 1.6 como um chamado à adoração ao Filho de Deus. Deuses. Seres sobrenaturais, muito provavelmente os anjos. 97.10 Amais (…) detestai. Termos que incumbem a pessoa a aceitar ou rejeitar (Rm 12.9). O Deus amoroso e o pecado são mutuamente excludentes (Mt 6.24).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- Deus está entronizado. Seu povo deve se alegrar, pois o mundo não é governado pelo acaso ou pelo destino. Há um soberano no controle. Direito e justiça prevalecerão. A vida tem um propósito. Os ímpios não podem vencer o Senhor, o mal será julgado no fim e o futuro está totalmente nas mãos de Deus. Se você está enfrentando adversidades, lembre‑se de que todas as coisas estão sendo dirigidas do alto, por alguém que é sábio demais para errar e bom demais para causar dores desnecessárias.
- Deus reina em seu Filho, que é o Senhor (2.6‑8; 110.1‑3). A imagem gráfica desse salmo encontrará cumprimento final no retorno de Jesus Cristo para julgar o mundo, rompendo com esta criação para trazer uma nova criação e conduzir os crentes à alegria eterna. Como esse salmo pode motivar os cristãos a se afastarem do seu pecado com ódio sincero e a amar o Senhor com todo o seu coração? Por que ele deve levar os incrédulos a se afastarem de seus ídolos e servirem somente ao Senhor?
- Cântico: “Cremos que voltarás e aqui serás Juiz. Portanto, nós, remidos com teu sangue, suplicamos teu auxílio!”. Entoem as partes B. Declaração e C. Oração do hino “Glorificação à Trindade” (Novo Cântico nº 20).
- Oração: Peçam que o Senhor ajude aqueles que vocês conhecem que podem estar enfrentando lutas neste momento. Clamem também para que sua família se afaste do pecado e ame o Senhor com todo o coração.