Roteiro para culto doméstico – Salmo 99

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: O grupo poderá mencionar os atributos de Deus ou qualidades divinas que ele revelou, e orar em seguida.
  • Cântico: Um hino ou cântico que expresse reverência e temor a Deus. Sugestão: “Deus seja louvado” (Novo Cântico, nº 17) ou “Grandes são as tuas obras, Senhor Todo-Poderoso”.
  • Leia Salmos 99. Após a leitura, explique: 99.1 Tremam. Agitem‑se de emoção. Acima dos querubins. O propiciatório sobre a arca da aliança simboliza o trono de Deus, guardado por seres angelicais (Êx 25.22; Sl 80.1; Ez 1; 10.15; cf. Gn 3.24). Abalese. Cambaleie ou balance. 99.2 Povos. O plural hebraico se refere a todas as nações. 99.3 Nome grande e tremendo. Todos os atributos de Deus ou qualidades divinas que ele revelou para inspirar reverência e temor. Santo. A glória exclusiva de Deus, que o torna completamente distinto de tudo e todos (v. 5,9). 99.4 És rei poderoso que ama a justiça. Rei divino, poderoso, que tem prazer na justiça (11.7). 99.5 Prostraivos ante o escabelo de seus pés. Curvai‑vos diante da base de seu trono, simbolizado pela arca (v. 1; 1Cr 28.2). 99.68 A santidade infinita de Deus não é uma barreira à sua graça em resposta à oração, comunicando sua vontade, perdoando pecados e disciplinando seu povo. Os exemplos das tratativas passadas de Deus com Moisés, Arão e Samuel nos encorajam a adorá‑lo hoje. 99.7 Coluna de nuvem. Um sinal visível da presença de Deus com Israel (78.14; Êx 13.21). 99.8 Tomando vingança. Punindo justamente o pecado, mas não no sentido de vingança maldosa (Dt 32.4,35). Feitos. Atos.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Quando se aproximam de Deus em oração, os homens devem tremer em reverência à sua majestade e santidade infinitas. Não há lugar para familiaridade casual, muito menos para irreverência, pois Deus está acima de nós de todas as maneiras. Ele é Deus e nós somos meros homens. Embora seja tão infinitamente diferente das criaturas, ele é acessível, do que Moisés, Arão e Samuel dão testemunho. Assim, confiemos em seu perdão e o adoremos com temor e também com alegria. Por que não há contradição em adorar a Deus com temor e também com alegria?
  • Deus deu ao povo acesso ilimitado a si mesmo por meio da coluna de nuvem, dos sacerdotes e do templo em seu “santo monte” em Sião, no entanto, todos esses elementos eram apenas tipos de como o Rei habitaria com seu povo em Jesus Cristo. Como a santidade de Deus brilha em seu Filho?
  • Oração: Encerrem pedindo que Deus lhes dê temor e reverência à sua majestade e santidade infinitas.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.