Roteiro para culto doméstico – Salmo 113

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Cântico: Comecem celebrando a grandeza incomparável do Senhor. Entoem cânticos ou hinos de louvor ao grande Deus e Salvador. Sugestão: “O Santo Nome” (Novo Cântico, nº 37).
  • Oração: Todos os participantes devem fazer breves orações de louvor ao Senhor.
  • Leia Salmos 113: Após a leitura, explique: O salmista louva ao Senhor por sua misericórdia aos pobres e oprimidos: 113.1 Nome. Todas as perfeições e atributos de Deus que ele revelou (v. 2‑3). 113.2 Bendito. Louvado. 113.3 Nascimento (…) ocaso. Manhã e noite, ou, possivelmente, leste e oeste, referindo‑se a cada momento ou lugar (50.1; Ml 1.11). 113.5 Cujo trono está nas alturas. Uma metáfora espacial para a santidade de Deus, pela qual ele é mais excelente do que tudo o mais e de todas as maneiras (Is 6.1; 57.15). 113.6 Se inclina. Condescende. Deus é imenso e incalculável, mas ainda assim ele se abaixa para examinar as partes mais gloriosas da criação. 113.78 Ergue do pó o desvalido () para o assentar ao lado dos príncipes. A própria santidade de Deus o inclina a honrar e abençoar os humildes que o buscam em fé (1Sm 2.1‑10; Is 66.1‑2; Lc 1.46‑55). 113.9 Faz (…) viva em família. Dá‑lhe um lar e uma família. Essa é uma descrição da compaixão de Deus pelos solitários (68.6) e, talvez, uma alusão à sua promessa pactual a Abraão e Sara, a mulher estéril que tipificava o povo de Deus (Gn 17.15‑21; Is 54).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

Exaltado em majestade, Deus tem de se inclinar para examinar os anjos e o sol, a lua e as estrelas, mas ele realmente alcança homens e mulheres caídos, liberta‑os de seu estado caído e os coloca entre os príncipes de seu povo. O Filho de Deus é infinitamente glorioso, igual ao Pai em sua divindade, mas ele se humilhou, assumindo a natureza humana para que pudesse exaltar pobres pecadores à glória e inseri‑los na família de Deus. Ora, isto é graça: amar os que não são amados, os repugnantes e os que não merecem amor e dar‑lhes privilégios e dignidade inconcebíveis. Se foi alcançado por essa graça, você tem motivos para dizer “aleluia” todos os dias. Por quais misericórdias você deve bendizer ao Senhor hoje?

  • Cântico: Hino “Salvação em Cristo” ou “Linda Melodia” (Novo Cântico, nº 103 e 104, respectivamente).
  • Oração: Cristo os libertou de seu estado caído. Ele concedeu amor e incontáveis benefícios à sua igreja. Bendigam ao Senhor por essa obra maravilhosa.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.