Minhas riquezas para suprir as pobrezas do mundo!

Minhas riquezas para suprir as pobrezas do mundo!

[Use suas riquezas com os pobres]

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”

Mateus 5:16

Nosso mundo é pobre. Na verdade, todas as pessoas são pobres em alguma área de suas vidas, e carecem de alguém para enriquecer suas pobrezas, ainda que demonstrem aparente riqueza. Ninguém é tão rico que não possa ser abençoado e nem tão pobre que não possa abençoar alguém. A máxima é de que nossas riquezas não se resumem em quanto dinheiro conseguimos acumular, e nem nossas pobrezas são medidas pelo quanto nos falta dele. Há aqueles que foram criados com a riqueza de ouvir, para matar a sede daqueles que precisam falar, outros, tem uma riqueza didática para atender pessoas empobrecidas de compreensão, outros ainda são musicalmente ricos para abençoar aqueles que de música, não o são. E o que dizer de tantas outras riquezas que Deus criou? Certamente me faltaria tempo para falar daqueles que cozinham, dos que são cientistas, dos que são empreendedores e dos que são médicos e lutam a favor da vida. De fato, temos riquezas, riquezas que Deus nos deu para suprir pobrezas dos que estão a nossa volta. As nossas riquezas são traços do Criador na criatura, vestígios da Imago Dei (imagem de Deus) em nós que a queda não nos roubou. São as peças para organização do quebra-cabeça do amor ao próximo, mecanismos do fluxo de carismas de Deus na terra.

Mas, como isso pode ser percebido em nossas vidas? Primeiro é necessário que conheçamos nossas riquezas e é importante que esteja claro em nossas mentes que servir a Deus, não necessariamente significa ofertar, porque Deus requer de nós muito mais do que nossa conta bancária. O Senhor requer nossas mãos, nosso tempo, nosso serviço, a entrega total de nosso ser. Entendemos melhor como suprir as pobrezas dos outros através das nossas riquezas, quando percebemos que nossa maior riqueza não é financeira, mas são os dons que Deus nos concedeu. Não somos feitos para caminhar sem rumo, mas fomos criados para a glória do Criador, para honrá-lo ao ajudarmos nosso próximo com zelo e amor. Em nossa caminhada aqui na terra precisamos ter a sensibilidade de avaliar de que maneira temos servido o nosso próximo com os carismas que Deus nos deu. 

Uma vez que conhecemos nossas riquezas, será que não estamos presos demais a correria do dia-a-dia, deixando de lado o dever do serviço, e consequentemente perdendo a oportunidade de suprir pobrezas de alguém? Temos vivido dias de uma vasta pobreza moral e ética, que só pode ser sanada com a riqueza de crentes cheios do Espírito Santo. Infelizmente presenciamos pobreza moral ao nosso redor em grande parte porque temos faltado com nosso dever cristão de servir ao invés de ser servido, de amar sem esperar ser amado, zelosos em guardar os mandamentos do Senhor, comprometidos com sua palavra. Temos presenciado uma pobreza ética, por frequentemente omitirmos o nosso direito de inserir na cultura a nossa cosmovisão, nossos valores, e como cristão ortodoxos influenciar a sociedade como a reforma, como os puritanos, e como as missões modernas influenciaram.

Precisamos buscar o Santo Espírito e o seu poder para viver essa ortodoxia integral que transforma, e que a fé bíblica, histórica e reformada sempre pregou. Cito uma célebre frase de Chesterton ‘’Essa vida tem um sentido e esse sentido está mais além dessa vida’’. Não podemos nos contentar em desfrutar de nossas riquezas, temos que levar nossas riquezas de encontro às pobrezas dos que estão ao nosso redor, cultivarmos a amizade e mostrarmos o Senhor através de nossa vida e obra para os que carecem de Deus. O nosso lar não é aqui, precisamos parar de viver como se fosse.

No Amor de Cristo,

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.