Roteiro para culto doméstico – Habacuque 2

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Leitura: Provérbios 3.1-9
  2. Cântico: Hino nº 93 “Firmeza na fé” do hinário Novo Cântico
  3. Oração: Neste momento orem pedindo que Deus ajude você e sua família a confiar nele.
  4. Leia Habacuque 2: Após a leitura, explique que neste trecho Deus responde maravilhosamente ao profeta, declarando a importância de confiar em sua palavra, e assegura a Habacuque que sua justiça será cumprida pelos babilônios por causa dos pecados de Judá.

A resposta do Senhor (2.14): Habacuque usa a imagem do sentinela em serviço esperando um mensageiro para descrever sua espera pela mensagem de Deus(v. 1). O Senhor ordena que o profeta registre a revelação (v. 2). O que Deus decreta acontecerá precisamente quando ele decretou, muito embora pareça demorar, pela perspectiva humana (v. 3). O nítido contraste entre o soberbo e o justo ilustra a diferença entre confiar no próprio entendimento e confiar no Senhor com todo o coração (v. 4, cf. Pv 3.5).

A digressão graciosa do Senhor (2.520): Embora Deus não devesse a Habacuque qualquer explicação, ele graciosamente assegura ao profeta que mantém os babilônios responsáveis por seus pecados e que os julgará por eles.

  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

A. A resposta de Deus a Habacuque é instrutiva (v. 1‑4). Ela não apenas revela o prazer de Deus com a oração de Habacuque, mas, apesar de suas confissões expressarem sua confusão sobre as ações de Deus (não há repreensão ao profeta), revela o modo como os crentes devem viver em tempos de confusão. O fato de que o justo viverá pela sua fé abrange toda a experiência de sua vida. Devemos andar pela fé, não pela vista. A fé dá a certeza de que Deus está no céu (v. 20), sua glória está na terra (v. 14) e, portanto, tudo está bem, independentemente daquilo que vemos ou sentimos. Nem sempre podemos entender a razão, mas devemos viver na confiança de que Deus está soberanamente realizando seu propósito em todas as coisas.

B. A Babilônia não estava isenta de responsabilidade diante de Deus por servi‑lo para realizar sua obra de castigar Judá. Deus era soberano no modo como usaria a nação pagã, e ela era responsável por seu comportamento e sujeita à justa punição. O único conflito entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana está na mente humana. Deus é justo em todos os seus caminhos, e é bom que toda a terra esteja em silente sujeição diante dele (2.20).

  • Cântico: Hino 177 “Firme nas promessas”, do hinário Novo Cântico
  • Oração: Confesse a Deus os momentos em que não andou pela fé e peça que ele ensine você a viver na confiança de que ele está soberanamente realizando seu propósito em todas as coisas.

Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.