(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: Peçam a direção divina para este momento.
- Leia Salmo 10: Após a leitura, explique que muito embora o ímpio pareça prosperar, Davi está confiante que a justiça de Deus prevalecerá. O abandono da parte de Deus é apenas aparente (v. 1; cf. 31.22; Is 50.10), mas é amargo sentir como se Deus nos tratasse como estranhos (30.7; Jó 23.1‑7).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
Se em um momento de problemas às vezes sentimos que Deus está distante de nós, de modo que não temos mais o sentimento confortável de sua presença, devemos nos concentrar em orar com mais intensidade. Com santa ousadia, precisamos nos apegar a ele. Embora nunca devamos reclamar dele, podemos reclamar para ele. Uma das principais reclamações dos piedosos é o sucesso dos ímpios. Infelizmente, o mundo no qual vivemos é um mundo onde o temor a Deus é normalmente notável por sua ausência. Ateísmo, humanismo e secularismo usurparam o lugar da verdadeira religião, produzindo frutos amargos na sociedade. A oração e a esperança da igreja é que Deus se levantará em favor de seu povo. Ele trará seu reino por meio de sua Palavra e de seu Espírito, por sua providência e, por fim, pela segunda vinda de seu Filho. Como esse salmo nos ensina a orar pelos crentes perseguidos enquanto esperam a vinda de Cristo?
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que ressalte a justiça de Deus e sua presença junto ao seu povo – Sugestão: “Doxologia”, Novo Cântico (nº 1).
- Oração: Busquem conforto e alívio na providência de Deus. Entreguem todas as lutas e sofrimentos ao nosso fiel Criador. Intercedam pelos crentes perseguidos.
Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!