(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: Por meio de Jesus, o Senhor livra seu povo da morte eterna e ouve seus clamores. Com alegria, expressem ação de graças por essas bênçãos.
- Cântico. Um hino ou cântico sobre o sacrifício de Cristo em nosso favor e pelo perdão que ele concede. Sugestão: hino “Desafio” (Novo Cântico, nº 270).
- Leia Salmos 116: Após a leitura, explique que o salmista louva ao Senhor pelo livramento da morte. 116.1 Amo o Senhor. O Senhor tem lugar central e supremo em meus pensamentos, sentimentos e ações por causa de sua bondade e grandeza singulares (Dt 6.4‑5; 30.19‑20). 116.2 Inclinou para mim os seus ouvidos. Ouviu atentamente (86.1). Invocá‑lo‑ei. Oração respondida gera mais oração. 116.3 Angústias do inferno. A angústia do sheol, aqui explicado por seu paralelismo com morte (em outros contextos, pode se referir ao túmulo ou à morada dos espíritos dos ímpios que partiram). Se apoderaram de mim. Literalmente, “encontraram‑me”. 116.4 Nome. Tudo o que Deus revelou sobre si mesmo, geralmente sumarizado em seus atributos ou perfeições. Livra‑me a alma. Eu (v. 8). 116.6 Vela. Vigia. Simples. Ingênuos, indefesos, porém abertos ao aprendizado. 116.10 Eu cria, ainda que disse. A fé no Senhor leva os crentes a darem testemunho a outras pessoas (2Co 4.13). 116.13 Cálice da salvação. Uma metáfora para a boa porção recebida do Salvador (16.5; 23.5). Invocarei o nome do Senhor. É notável que, dar ao Senhor (v. 12), consiste em receber mais dele por meio da fé e da oração. 116.14 Cumprirei os meus votos. Cumprirei meus compromissos solenes com o Senhor, apresentando uma oferta voluntária (66.13‑15; 116.18; Dt 23.21‑23). 116.15 Preciosa. Muito valiosa. Santos. O povo do fiel amor de Deus. 116.16 Quebraste as minhas cadeias. Colocaste‑me em liberdade. 116.17 Sacrifícios de ações de graças. Uma oferta de louvor (Hb 13.15).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- Tal é a bênção da salvação, nesta vida e na outra, que nossos louvores e ações de graças nunca devem cessar. Os verdadeiros crentes sentem que é impossível dizer ao Senhor o quanto apreciam a sua bondade e as suas misericórdias. Eles precisarão da eternidade para lhe dizer o que sentem e como o amam. Contudo, a melhor forma de expressar sua gratidão é sorvendo profundamente as alegrias de sua salvação e orando por graça ainda maior (v. 12‑13). Deus é glorificado não por receber (como se pudéssemos lhe dar alguma coisa), mas por dar todas as coisas (1Cr 29.10‑16). Como isso nos encoraja a orar ainda mais?
- Ninguém ama o Pai mais do que o Filho (Jo 14.31) e ninguém teve oração mais eficaz que Cristo (Jo 11.41‑42; Hb 5.7). Ele entrou totalmente nas tristezas da morte, mas foi ressuscitado e entrou no descanso celestial. Hoje ele bebe do cálice da salvação e intercede por todos os seus redimidos, para que entrem em sua glória. Ele nunca deixará de cumprir seus compromissos com o Pai, cuja vontade é que Cristo traga todos os que recebeu do Pai para a glória da ressurreição (Jo 6.37‑40). Como esse salmo nos mostra as alegrias que pertencem a Jesus Cristo?
Oração: Orem para que o Senhor tenha lugar central e supremo em seus pensamentos, sentimentos e ações. Peçam também para que vocês sejam capazes de encontrar deleite nas alegrias que pertencem a Jesus Cristo.