Roteiro para culto doméstico – Salmo 130

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Ore pedindo ajuda ao Senhor para que cada membro da família se entristeça por seus pecados e busque no Senhor misericórdia e perdão.
  • Louvor: Um hino ou cântico de escolha da família. Sugerimos “A Deus demos glória por seu grande amor”, Novo Cântico (nº 42).
  • Leia Salmos 130. Explique:O Senhor é misericordioso e pronto para perdoar aqueles que confessam seus pecados. 130.1 Das profundezas. Uma posição de desespero e grande necessidade (40.2; 42.7; Jn 2.2,4). Neste contexto, refere-se à culpa, o resultado objetivo do pecado que coloca a pessoa sob a condenação de Deus (Êx 34.7), e ao sentimento subjetivo ou experimental de sua ira (38.2; Gn 4.5; 1Jo 3.20). 130.2 Súplicas. Pedidos de graça e favor. O culpado deve orar por salvação (Jl 2.32; At 2.21; 9.11; Rm 10.13). 130.3 Observares. Vigiar, manter em custódia ou manter um registro. Quem […] subsistirá? Quem será capaz de se defender? Nenhum pecador pode ser justificado diante de Deus por seus próprios esforços (143.2). 130.4 Contigo, porém, está o perdão. Somente Deus pode perdoar o culpado de pecado (Mq 7.9; Lc 5.21). Para que te temam. Reverência inocente e submissão ao Senhor fluem do conhecimento de sua graça (Os 3.5; Jr 32.40), pois sua graça é gloriosa e inspira reverência (Gn 28.15-17; Ef 1.6). 130.5 Aguardo. Espero com ansiosa expectativa, um ato de fé (27.14; 40.1; Is 26.8). Minha alma (v. 6). Espero. Uma palavra diferente de aguardo, mas com o mesmo sentido (v. 7). 130.6 Anseia […] pelo romper da manhã. Ilustração de expectativa esperançosa. 130.7 Misericórdia. Lealdade e amor pactuais. Deus é fiel em perdoar pecadores arrependidos que confiam nele (1Jo 1.9), por isso, Deus é a nossa esperança. Copiosa redenção. Grande e abundante salvação do pecado e de suas consequências. 130.8 Redime. Resgata da culpa e da punição pelo pecado (todas as suas iniquidades) pelo pagamento de um preço para satisfazer a justiça de Deus (Êx 21.30; Mc 10.45; Rm 3.24; Ef 1.7; Tt 2.14; Hb 9.11-15).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • A. Aflição e culpa podem, de fato, abater as pessoas, mas mesmo nas piores profundezas os pecadores não devem se entregar ao desespero. Eles devem orar com grande seriedade ao único que pode redimi-los. Devem reconhecer que não podem permanecer diante de Deus com base em seus próprios méritos. Devem recorrer a Deus que perdoa pecados por intermédio de Cristo. Eles devem colocar toda a sua esperança inteiramente nele. E você? Acha que pode permanecer diante de Deus por seus próprios méritos? Ele conhece todos os seus pecados. Você teme que seus pecados sejam grandes demais? A salvação de Deus é abundante. Acha que seus pecados são numerosos demais ou que pecou por tempo demais? Deus salva seu povo de toda a sua culpa.
  • O grande meio pelo qual Deus salva o pecador culpado é a redenção em Jesus. Cristo pagou o resgate para satisfazer a justiça de Deus. Os pecadores não precisam sofrer por seus pecados, porque Cristo sofreu e morreu no lugar deles (1Co 15.3). A fé concentra toda a esperança e desejo em Jesus Cristo. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens, pois deu a si mesmo como “resgate por todos” (1Tm 2.5-6). Você está confiando somente em Cristo para a sua salvação do pecado? Se está, então como a sua fé tem se evidenciado em temor ao Senhor?
  • Cântico: Um hino ou cântico sobre a vitória que o povo de Deus tem em Jesus. Sugestão: “Eu creio, Senhor, na divina promessa” do Novo Cântico (nº 68).

Oração: Peça que o Senhor os fortaleça para buscarem sempre em Jesus a pureza e o perdão.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.