Roteiro para culto doméstico – Salmo 140

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Sejam gratos pela proteção divina revelada a vocês e peçam que o Senhor continue a guardá-los.
  • Cântico. Um hino ou cântico sobre a proteção divina. Sugestão: hino “Refúgio Verdadeiro” (Novo Cântico, nº 145).
  • Leia Salmos 140: Após a leitura, explique: Davi ora por proteção e expressa a sua confiança na justificação de Deus. 140.2 Maquina iniquidades. Planeja coisas más. 140.3 Sob os lábios têm veneno de áspide. Veneno de serpente. A corrupção da humanidade caída infecta o discurso humano com males ocultos, como ódio, engano e orgulho (texto citado em Rm 3.13; cf. Tg 3.2-12). 140.8 Não permitas que vingue o seu mau propósito. Literalmente, “não permitas que ele realize seus planos”. Que seu mau propósito não tenha sucesso. 140.9 Maldade. Problema ou mal. 140.11 Caluniador. Em hebraico, “um homem de língua”. 140.13 Nome. Tudo o que Deus revelou sobre si mesmo em suas perfeições.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Como vivemos em um mundo onde Satanás é astuciosamente muito ativo, devemos ser vigilantes em todo o tempo. Os crentes não podem ficar sem Deus um único dia, pois somente ele tem poder para nos sustentar no dia mal quando nós somos particularmente atacados. Somente ele é o soberano protetor. É o maior dos confortos ter Deus ao nosso lado, defendendo a nossa causa. Visto que ele não muda, temos confiança para o futuro, até mesmo para o futuro eterno. Em vez de ficarmos abatidos, devemos ser abundantes em esperança. Vigilância espiritual e esperança otimista são motivos fundamentais para uma vida de contínua oração. O que dizer sobre nós se raramente orarmos para que Deus nos defenda do mal?
  • As palavras de um homem caído são cheias de veneno secreto (v. 3; Rm 3.13). Um dos sinais mais antigos de depravação humana é o discurso pecaminoso (58.3). Embora muitos neguem, Cristo ensinou que as nossas palavras revelam o nosso coração, e Deus julgará a nossa condição espiritual, em parte, pelo que falamos (Mt 12.34-37). Examine o modo como você fala com as pessoas, orando para que Deus revele a você algum orgulho, luxúria, ganância, ira pecaminosa, ódio e mentira. Como o modo como falamos uns com os outros mostra que precisamos de Jesus Cristo para nos salvar do pecado?
  • Hino: “Segurança do crente” (Novo Cântico, nº 146).
  • Oração: Encerrem pedindo que Deus sustente sua família no dia mal e diante dos ataques do diabo e do mundo.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.