(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: É comum ter o desejo de desfrutar das bênçãos divinas sem demonstrar qualquer consideração ou afeição por Deus. Expressem amor pelo Senhor seu Deus e orem o adorando por aquilo que ele é.
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo de adoração – Sugestão: “Deus Seja Louvado”, Novo Cântico (nº 17).
- Leia Salmo 18: depois de ler o texto, mencione que Davi expressa sua gratidão pelo livramento de Deus ao dar‑lhe vitória sobre seus inimigos. Selecione alguns trechos para destacar. Você pode ressaltar que os títulos usados para Deus salientam aspectos de sua força como refúgio seguro e proteção para seu povo (v. 2) ou que Davi, como tipo de Cristo, convoca as nações a adorarem ao Senhor por sua grande salvação (v. 49; cf. Rm 15.9).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- 1. Todos os crentes, como Davi, devem confessar amor pelo Senhor seu Deus, porque sabem, por experiência própria, como ele ouve e responde as suas orações. Os nossos problemas e conflitos se tornam oportunidades para experimentar as muitas maneiras como o Senhor é realmente a nossa força. Quando Deus ouve as nossas orações, e nos livra, devemos dar testemunho público, para a sua glória. Quais orações suas, Deus tem respondido? Como você tem testemunhado e o tem glorificado por isso?
- As obras de salvação de Deus são centradas na salvação de seu rei ungido (v. 50). O cântico de Davi, assim, prenuncia a salvação de Cristo. Embora tenha sido pego nos laços da morte (v. 4‑5; At 2.24), o Senhor o livrou porque Deus tem prazer em sua justiça (v. 19‑24). Com um grande terremoto (v. 7), ele foi tirado das profundezas da morte (v. 16). Portanto, Cristo governa sobre todas as nações (v. 43‑44) e as está levando a louvar, exaltar e dar graças ao Deus vivo (v. 46,49). Como esse salmo o ajuda a ver a glória de Cristo? Como ele pode nos levar a amar a Deus?
- Davi descreveu a intervenção divina para salvá‑lo de Saul em termos de um terremoto, fogo, ruptura cósmica, anjos voando e uma violenta chuva de pedras. Essa linguagem figurada aponta para o dia do Senhor (Ez 38.19‑23; Mt 24.27‑31). Cristo retornará como Deus e como o ungido Filho de Davi para salvar seu povo e destruir seus inimigos. Como a fidelidade de Deus à sua aliança no passado nos assegura que ele a honrará no futuro?
- Oração: Compartilhem as respostas de Deus às suas orações e os livramentos que ele concedeu a vocês. Depois, orem agradecendo a fidelidade de Deus à sua aliança.
Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!