(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Romanos 4.6‑8
- Oração: Rendam louvores pela justificação concedida por Deus, sem o mérito das obras (Rm 4.6‑8).
- Leia Salmo 32: Depois de ler o texto, mencione que Davi descreve as bênçãos de pecados confessados a Deus e perdoados por ele.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- O evangelho de perdão é a base da felicidade do pecador arrependido. É maravilhoso saber que o nosso pecado está coberto e perdoado. Embora o pecado seja ofensivo a Deus, ele está pronto para perdoar e é fiel em perdoar os pecados logo que nos voltamos para ele em confissão honesta. É uma tolice seguir em frente sem confessar, pois a demora só causa miséria de coração ao cristão verdadeiro e coloca em perigo o incrédulo com tristezas sem fim. É inútil tentar esconder o nosso pecado do Deus que conhece todas as coisas. Contudo, quando paramos de dar desculpas e confessamos abertamente nossa culpa diante de Deus, descobrimos a bênção do perdão. Por que é tão doce para um pecador saber que é completamente perdoado por Deus?
- O perdão dos pecadores é possível por causa da morte de Cristo, apresentada a Israel, no Antigo Testamento, por meio das promessas de um Salvador sofredor (22.1; Gn 3.15) e nos tipos de sacrifícios (Lv 4.20). O pecado não é atribuído aos crentes porque foi imputado a Cristo (2Co 5.21). O Senhor Jesus suportou a culpa do pecado para que seu povo ficasse livre de suas consequências e de sua influência sobre a consciência deles (Is 53.5‑6; Hb 9.14). Deus ouve as nossas orações de confissão por causa das orações intercessórias de Cristo. Como você pode incluir orações de confissão em seus hábitos diários?
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre o perdão concedido por Deus – Sugestão: “Divino Perdão”, Novo Cântico (nº 77).
- Oração: Confessem seus pecados e agradeçam pelo perdão que Deus concede por meio de Cristo.