(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Filipenses 4.6-7
- Oração: Apresentem seus anseios a Deus e supliquem pela paz que ele concede.
- Leia Salmo 4: Após a leitura, comente que Davi encontra paz e alegria em conhecer a proteção do Senhor e na resposta à sua oração.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- Em tempos de dificuldade e angústia, sempre devemos ir rapidamente a Deus em oração. Seus livramentos passados são penhores de livramentos futuros. Visto que ele provou ser nosso fiel Pai celestial, tenhamos sempre esperança nele. A lembrança do passado alimenta a nossa fé. Devemos entender que Deus, em sua graça, nos fez para si mesmo. Devemos ser seus: unidos com ele em aliança, desejando andar mais perto dele e servindo‑o sempre com vistas à sua glória. Que conforto isso nos dará quando olharmos para frente, para o nosso futuro no céu, com ele?
- Esse salmo é indiretamente messiânico, pois Cristo também sofreu profunda angústia, até à morte, e foi libertado (At 2.24). No mundo, homens negaram sua glória e o acusaram falsamente, mas ele sabia que Deus o havia separado e ouvia suas orações. Por meio do evangelho, ele chama pecadores a temerem ao Senhor, aquietarem seu coração em submissão e a confiarem no Senhor — oferecendo‑lhes a paz que ultrapassa todo entendimento. Você ouviu o chamado do evangelho de Cristo? Em que medida você desfruta de sua paz?
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre a companhia do Senhor – Sugestão: “Aflição e Paz”, Novo Cântico (nº 108).
- Oração: Roguem a Deus para que vocês sempre desfrutem de sua paz.
Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!