(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: Neste momento, louvem a Deus pela segura proteção e pelo contínuo cuidado que ele demonstra ao seu povo. Apresentem suas queixas e causas a ele e clamem pelo livramento.
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que expresse confiança em Deus – Sugestão: hino “A fé contemplada”, Novo Cântico (nº 92).
- Leia Salmo 43: Após a leitura, explique que o salmista descansa na justiça de Deus e deseja adorar ao Senhor no santuário. 43.1 Pleiteia a minha causa. O salmista pede que o Senhor o defenda em uma disputa legal. Homem fraudulento e injusto. Literalmente, “um homem de traição e malícia”. 43.3 Luz (…) verdade. Favor (4.6‑8) e fidelidade (146.5‑6). 43.4 Grande alegria. O “contentamento de alegria”, sendo o primeiro termo associado à celebração de uma festa de vitória (Jz 16.23; 1Sm 18.6; 1Rs 1.40). Harpa. Uma cítara ou algum tipo de instrumentos de cordas, normalmente associado a alegria e regozijo (Gn 31.27; 1Sm 16.23). 43.5 Por causa desse refrão e da linguagem similar em todo o salmo, alguns o consideram parte do salmo 42. Alguns manuscritos hebraicos juntam os dois salmos em um só.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
Os crentes podem experimentar ansiedade interna e desânimo, mas não precisam cair em desespero. Eles sabem que Deus é sua festa de alegria. Mesmo se não estiverem sentindo alegria agora, eles devem se animar e esperar em Deus e perseverar em oração para crescerem em graça e verdade. Ninguém experimentou trevas mais profundas que Cristo, e ninguém experimentou alegria mais rica. O Senhor Jesus pode pastorear seu povo em seus tempos de tristeza. A chave para os crentes é manter o foco em Deus e dar‑lhe glória. Como esse salmo orienta o crente desapontado a orar?
- Oração: Peçam que Deus os anime em meio às dificuldades e lhes ensine a esperar nele.