(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre a companhia do Senhor – Sugestão: “A Vida Com Jesus”, Novo Cântico (nº 110).
- Oração: Você tem desejado sentir a presença de Deus? Ore sobre isso.
- Leia Salmo 63: explique que Davi expressa seu desejo pela presença e pela proteção de Deus, independentemente de localização e das circunstâncias da vida. Título No deserto de Judá. Davi geralmente se escondia em lugares afastados (1Sm 23.14,24; 24.1; 25.1; 26.2‑3) quando seus inimigos procuravam matá‑lo (v. 9). 63.1 Eu te busco ansiosamente. Quem busca ao Senhor dessa forma o encontra (2Cr 15.15). Minha alma tem sede de ti. Uma imagem vívida que descreve grande desejo e busca incansável pela presença do Senhor (42.1). 63.2 Ver a tua força. Estar no deserto não era obstáculo para que ele sentisse a presença de Deus. 63.4 Levanto as mãos. Um gesto que expressa dependência, geralmente associado à oração. 63.5 De banha e de gordura. As melhores porções, um banquete. Um lugar seco se tornava um banquete quando ele tinha consciência da presença divina. Um conhecimento experimental de Deus é uma porção satisfatória, excepcional e que nunca falta (84.11; Jr 31.14). 63.6 Me recordo. Penso intencionalmente, empenho o coração. 63.7 Sombra das tuas asas. Uma imagem de proteção e provisão. 63.11 O rei. Davi e seus filhos reais, por fim, Cristo. Isso implica que Davi escreveu esse salmo depois de sua coroação, talvez quando estivesse fugindo de Absalão (2Sm 15.23; 17.29).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- O desejo de Davi de sentir a presença de Deus no deserto estabelece um modelo para reagirmos adequadamente a provações e tribulações. Primeiro, nenhuma provação nos impede de contemplar e desejar a presença de Deus (v. 1‑5). A glória de Deus não é limitada a uma localização ou a uma circunstância. Segundo, nenhuma provação nos impede de nos lembrarmos da fidelidade de Deus, que experimentamos tantas vezes no passado (v. 6‑8). Terceiro, nenhuma provação nos faz esquecer que a justiça de Deus, cedo ou tarde, alcançará aqueles que procuram nos ferir e eles receberão de Deus o que merecem (v. 9‑11). Assim, se buscarmos ao Senhor com todo o nosso coração, independentemente de onde estivermos ou do que estivermos enfrentando, nós o encontraremos. A verdadeira religião é encontrada onde nos satisfazemos em Deus e o louvamos. Como um crente pode cultivar hoje essa alegria centrada em Deus?
- “O rei, porém, se alegra em Deus” (v. 11). Nenhum homem ou anjo tem mais alegria que o Senhor Jesus Cristo, exaltado à destra de Deus e tendo recebido a plenitude do Espírito Santo (16.11; 45.7; 110.1). Surpreendentemente, Cristo deseja compartilhar sua alegria com seus seguidores, para que a alegria deles seja completa (Mt 25.21; Jo 15.11). Como podemos degustar essa alegria estando neste mundo e ainda esperando que venha a plenitude de seu reino?
- Oração: Ore para que você cultive a alegria centrada em Deus.