(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Salmo 64.10
- Oração: Aqueles que temem a Deus não estão imunes de sofrerem hostilidades e injustiças neste mundo. Contudo, podem descansar no cuidado e na proteção que Deus oferece a eles. Expresse sua confiança e seu louvor ao Senhor por isso.
- Leia Salmo 64: Após a leitura, mencione que Davi ora e expressa sua confiança de que Deus lutará contra seus inimigos em seu favor. Em seu lamento ele roga que o Senhor o livre dos perigos que o cerca e de seus medos (64.1-2). Os malfeitores falam e insistem sobre armadilhas (64.5), fazem planos maliciosos e os realizam (64.6). Mas Deus dá aos ímpios o que eles queriam dar ao justo (v. 7, cf. v. 3‑4). Os ímpios serão pegos na armadilha que prepararam para outros em sua fala pecaminosa (v. 5). Os versos finais (v. 9-10) mostram que a punição de Deus aos ímpios produz reverência e temor (temerão), reflexão e sabedoria (entenderão) e alegria e exultação em Deus (se alegra/se gloriam).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
Não sejamos ingênuos; os ímpios odeiam os justos e tramam planos bem elaborados para destruí‑los. Por outro lado, os justos não devem viver com medo. Deus é seu aliado e está pronto para entrar em campo para defendê‑los (9.4; 35.23; 140.12). Os ímpios podem apontar seus arcos para as pessoas íntegras, mas Deus também tem seus arcos. Eles têm mentiras, difamações e falsas acusações, mas os piedosos têm uma Testemunha da Verdade. De fato, o Senhor usa os próprios planos dos ímpios para destruí‑los. Se você duvida disso, considere o ataque de Satanás contra Cristo, pois, por meio de sua crucificação, Jesus venceu o diabo (Cl 2.15; Hb 2.14). A vitória de Cristo pertence a todos aqueles que creem nele, e tudo o que os pecadores dizem e fazem contra eles, por fim, causará dano somente aos próprios pecadores. Como isso muda nosso modo de ver as palavras duras e a violência que a igreja deve suportar neste mundo?
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre o poder protetor que Cristo oferece ao seu povo – Sugestão: hino “Vida Vitoriosa”, Novo Cântico (nº 392).
- Oração: Louve a Deus pela vitória de Cristo e peça que ela sempre traga regozijo e esperança à sua vida.