(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Salmo 70.5
- Oração: Nosso Deus é socorro presente em nossas lutas e crises. Busque-o com sinceridade e coloque-se na dependência dele.
- Cântico: Sugestão: “Hora Bendita”, Novo Cântico (nº 127).
- Leia Salmo 70: explique que Davi precisa de cuidado urgente quando ora pelo auxílio imediato de Deus. Mencione que esse salmo é essencialmente uma repetição de 40.13‑17.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
Davi fez essa oração mais de uma vez porque os seus problemas sempre voltavam. Neste mundo, cercado de perigos, devemos ser totalmente dependentes de Deus e precisamos nos voltar constantemente a ele em oração. Não podemos viver em segurança e com alegria sem oração. A oração não pode ser negligenciada. Nossas orações nem sempre precisam ser longas, às vezes a oração mais eficaz é um clamor desesperado por auxílio. Nosso Deus pode nos socorrer em qualquer momento de crise. Deus não se cansa de ouvir nossas orações em busca de socorro, mesmo que as petições sejam repetidas, se o buscamos com sinceridade e não por termos entrado em uma rotina irrefletida. Cristo entende o que significa ser pobre e necessitado (v. 5), pois ele aceitou a pobreza para nos tornar ricos (2Co 8.9). Agora, de suas riquezas, ele tem prazer em abençoar aqueles que invocam o nome do Senhor (Rm 10.12‑13). Como isso o encoraja a orar com mais frequência e esperança?
- Oração: Louve ao Senhor pelos livramentos que ele operou em sua vida nas situações de desespero.