(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Louvor: cantem o Salmo 95, de Nelson Bomilcar (“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras…”), o outro cântico ou hino especificamente de louvor.
- Oração: Em oração silenciosa, reconheça cada um sua culpa diante do Senhor. Peçam perdão para poderem se aproximar dele em adoração. Apelem a Deus por misericórdia e restauração por meio de Cristo.
- Gratidão pelo perdão: Louvem ao Senhor com o hino “Chegado à cruz”, nº 79 do Novo Cântico.
- Leia Salmos 72: Após a leitura, explique que Salomão é o tema do salmo, não seu autor. O rei é um tipo de Cristo, e faz afirmações aplicáveis somente a Cristo, aquele que é maior que Davi e Salomão (Mt 12.42). 72.2 Julgue. Governe com justiça. Teus aflitos. Aqueles que recorrem a Deus em suas necessidades. 72.6 Como chuva. Seu reino trará vida, crescimento e alegria (2Sm 23.4). 72.7-8 Até que cesse de haver lua […] até aos confins da terra. A longa duração e o alcance universal desse domínio se aplicam exclusivamente ao reino de Cristo (2.6,8; Is 9.6-7; Jr 31.35-36; 33.20‑21; Jo 17.2; Cl 1.18). 72.9 Lambam o pó. Uma imagem de derrota, humilhação e sujeição (Gn 3.14-15). 72.10 Ilhas. Terras distantes. 72.11 Todos os reis […] todas as nações. Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Fp 2.10-11; Ap 17.14; 19.16). 72.14 Redime […] violência. Como um parente próximo, o rei livrará o fraco de danos e injustiças. Precioso lhe é o sangue deles. Ele considera valiosa a vida dos fracos. 72.15 Continuamente se fará por ele oração. O povo de Deus deve orar constantemente pelo avanço do reino de Cristo (Mt 6.10). 72.16 Abundância de cereais […] cimos dos montes. Uma tal abundância de cereais que crescerá na terra menos arável, uma imagem de grande prosperidade. Ondulem. Movimento de um campo de cereais ao vento. Das cidades floresçam. A imagem do campo é aplicada ao florescimento e à frutificação do povo no reino de Deus (v. 6; Is 27.6; Os 14.5-8; Jo 15.1‑8). 72.17 Nome. Glória. Enquanto resplandecer o sol […] todos os homens. Afirmações exclusivamente messiânicas. Nele sejam abençoados. Cristo é o cumprimento da promessa de Deus a Abraão de abençoar todos os povos do mundo (Gn 12.3; 22.18; Gl 3.8,13-14; Ef 1.3). 72.18-20 Bendito seja o Senhor Deus […] Amém. Uma doxologia que conclui o segundo Livro dos Salmos. Findam as orações de Davi. O título do salmo (Salmo de Salomão) é posterior a Davi e coloca Salomão como tema, não como autor). Ainda há outros salmos atribuídos a Davi, mas este encerra a maior coleção deles.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- Nenhum descendente real de Davi, além do grande Filho de Davi, jamais governou sobre um reino eterno sem fronteiras e súditos universais. Esse salmo celebra o reino de Jesus Cristo. Devemos sempre lembrar que Cristo está em seu trono. Embora a igreja possa ser atacada ou ficar em um estado de declínio, ele é capaz de restaurá-la e fazê-la florescer e prosperar novamente. Nesses dias tristes, muitos pensam apenas em termos de sobrevivência, enquanto deviam estar pensando em reforma, em redescoberta e reavivamento. Os crentes fazem bem em ter uma visão de sucesso e avanço do reino de Cristo. O evangelho requer otimismo, pois anuncia: “Jesus reina!”. Como isso o encoraja na qualidade de um dos embaixadores de Deus? (veja 2Co 5.20)
- O otimismo do evangelho leva à oração pelo reino. Esse salmo deve nos levar a orar — e orar com grande esperança e expectativa — para que o reino de Cristo prevaleça contra os poderes do mal e para que seus eleitos sejam levados a ele e santificados. Como somos instruídos, ore para que o reino de Cristo venha e para que sua vontade seja feita (v. 15; Mt 6.9‑13).
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo que aborde a consagração que Deus requer de nós – Sugestão: “Meu Senhor, sou teu”, Novo Cântico (nº 222).
- Oração: Encerre dando a cada um oportunidade de orar louvando a Deus pela vitória de Cristo.