(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Cântico: Um hino ou cântico sobre o amor do Senhor por seu povo – Sugestão: “Maravilhas divinas”, Novo Cântico (nº 33).
- Oração: Louvem a Deus em oração e expressem sua alegria pelo fato de o Senhor cuidar de seu povo e o exaltar.
- Leia Salmos 75: Após a leitura, explique: 75.1 Teu nome. Tudo o que Deus revelou sobre si mesmo em seus atributos ou perfeições. Declaramos as tuas maravilhas. Seus atos milagrosos são contados. 75.3 Vacilem. Balancem para frente e para trás. Firmarei. Manterei firmes. 75.8 Cálice. Uma imagem de juízo (11.6; Is 51.17; Jr 25.15; Ap 14.9‑10; 16.19). Vinho espuma, cheio de mistura. Um coquetel espumante, uma imagem de fúria total. Sorvem-no, até às escórias. Bebem até a última gota.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- Esse salmo celebra a esperança de que, no tempo determinado, o nosso Deus, que sustenta o mundo e tudo o que há nele, virá com toda a sua justa ira para julgar os ímpios. Naquele dia eles não escaparão e nenhuma defesa será possível. Os pecadores beberão o cálice da ira até a última gota. O Juiz tirará deles toda a força para que não causem mais dano e exaltará os justos em poder e glória. Enquanto isso é uma boa notícia para os piedosos, é uma severa advertência para os ímpios. Esse salmo os admoesta a não serem mais arrogantes. O que acontecerá com os pecadores sem arrependimento no dia do juízo?
- Uma ligação surpreendente entre esse salmo e o Novo Testamento é a oração de Cristo no jardim do Getsêmani: “Meu Pai, se possível, passe de mim esse cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26.39,42). O Senhor Jesus tomou o cálice da ira de Deus no lugar dos pecadores, em submissão à vontade do Pai; ele bebeu tudo, para que o seu povo nunca tivesse de prová-lo. Como isso afeta a sua visão do amor de Deus pelos pecadores? Como isso afeta a sua visão de Cristo na cruz?
- Oração: Reconheça a justiça do Senhor, que pune os rebeldes, e seu amor, que exalta seu povo.