(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Oração: Cada membro da família poderá mencionar algo que o aflige como cristão e expressar sua confiança em Deus por seu fortalecimento e livramento.
- Leia Salmos 76: 76.1 Grande, o seu nome. Deus revelou que é glorioso em todas as suas perfeições. 76.2 Salém. Jerusalém. Tabernáculo. Tenda ou local de habitação. 76.5 Os de ânimo forte. Os valentes de coração, os corajosos. Valer-se das próprias mãos. No sentido de ser capaz de usar as mãos. 76.6 Paralisaram. Ficaram entorpecidos ou atordoados. 76.9 Humildes. Fracos, aflitos. O povo de Deus geralmente é mais fraco que os ímpios, mas sua humildade e mansidão os caracteriza como aqueles a quem Deus salvará (37.11; Mt 5.3‑5). 76.10 A ira humana há de louvar-te. Até mesmo a ira dos ímpios servirá para cumprir os propósitos santos de Deus para sua glória (At 4.24‑28). 76.12 Tremendo. Aquilo que é espantoso ou inspira reverência.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
A igreja, às vezes, fica sob intenso ataque, mas em vão Satanás e homens malignos tentam destruí-la. Maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo. O próprio Deus é seu Soberano e Protetor. No devido tempo, ele se levantará e defenderá o seu povo. Seja qual for o mal que ele tenha permitido que ataque a igreja, resultará em vitória para o louvor de Deus e todo mal será dominado e tornado ineficaz. Assim, sendo preservado por Deus, o seu povo está seguro e em paz. Como isso capacita os crentes a permanecerem humildes, tranquilos e mansos em períodos de aflição?
- Cântico: Um hino ou cântico sobre a confiança do povo de Deus – Sugestões: “Refúgio Verdadeiro”, Novo Cântico (nº 145).
- Oração: Peça que o Senhor o ensine a se refugiar somente nele e a descansar em suas promessas.