Roteiro para culto doméstico – Salmo 77

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Antes de orar, cada um poderá mencionar um motivo especial de gratidão a Deus. Louvem a Deus por suas dádivas para você e para todo o seu povo.
  • Leia Salmos 77: Após a leitura, explique: 77.1 Atenda. Dê ouvidos. 77.2 Erguemse as minhas mãos. Um gesto de dependência em oração (88.9). Minha alma. Eu. 77.3 Lembrome. Foco minha mente e minhas afeições (v. 11). Passo a gemer. Fico agitado. Desfalece. Sinto-me fraco, como se fosse desmaiar. 77.4 Não me deixas pregar os olhos. Literalmente, “seguras as pálpebras dos meus olhos”. Perturbado. Agitado, especificamente por não dormir. 77.6 Meu espírito perscruta. Medito. 77.8 Graça. Lealdade e amor pactuais. Caducou. Cessou, perdeu o valor.77.9 Misericórdias. Compaixão e piedade que levam a uma ação apropriada para suprir uma necessidade. 77.10 Destra. Posição associada a honra e favor. 77.15 Remiste. Resgataste à tua própria custa por causa de um estreito relacionamento (Êx 6.5-7). 77.16-20 A imagem é de o Senhor indo ao mar Vermelho em uma nuvem de tempestade para salvar Israel e julgar o Egito (Êx 14). 77.17 Cruzaram de uma parte para outra. Literalmente, “perambularam”, significando que relâmpagos (tuas setas) atingiram vários lugares. 77.19 Pelo mar foi o teu caminho […] não se descobrem os teus vestígios. O homem não consegue traçar os caminhos divinos, pois os caminhos dele estão além do nosso entendimento limitado (Rm 11.33‑34).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Quando a angústia nos tira o sono, a nossa dificuldade é aumentada pela fadiga física e emocional. No entanto, nessa situação, podemos nos dedicar à oração e à meditação. É notável que, precisamente quando os discípulos foram vencidos pelo sono e pela exaustão, Cristo estava buscando a Deus fervorosamente em oração, embora a sua alma estivesse muito mais angustiada do que a deles (Mc 14.33‑40). Devemos seguir o Mestre nisso também: transformar noites de insônia em oportunidade de oração sincera, meditação na Escritura e intercessão. O que tende a roubar seu sono? Como você pode fazer uso espiritual dessa oportunidade?
  • Quando parece que Deus se esqueceu de nós, é hora de nos lembrarmos das suas obras. A história bíblica é cheia de maravilhosas demonstrações do poder e da fidelidade de Deus em redimir o seu povo. Se você é um crente, então a sua história pessoal também é uma rica fonte para meditar na bondade da providência e na graça salvadora de Deus. Como um cristão pode usar a providência e a graça para encontrar força e conforto?
  • Cântico: “Hino de gratidão”, Novo Cântico (nº 62).
  • Oração: Que o Senhor os ajude a cada vez mais ver e recordar a ação divina e a responder ao Senhor com alegre louvor.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.