(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Leitura: Hebreus 2.6‑9
- Oração: Louvem a Deus pela obra de Cristo, que assumiu a nossa natureza para que, por sua humilhação e exaltação, o Pai fosse glorificado para sempre e nós, salvos.
- Cântico: Um hino, cântico ou salmo de adoração – Sugestão: hino “Providência de Deus (na redenção)”, Novo Cântico (nº 31).
- Leia Salmo 8: Após a leitura, mostre que embora o ser humano seja pequeno em comparação com a vastidão da criação, Deus o elevou a uma posição de honra e autoridade.O Cristo encarnado é o Filho do Homem ideal, que cumpre os propósitos de Deus para a humanidade em sua humilhação e em sua glória (Hb 2.6‑9).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- As teorias humanas sobre a origem do mundo e da humanidade levam à degradação e ao desespero. Contudo, a verdade é que Deus deu ao ser humano grandes privilégios e dignidade em sua criação. Glorifica ao Senhor o ser humano governar o mundo. Honrar a Deus não rebaixa homens e mulheres, exceto de seus tronos de arrogância. Embora o povo de Deus seja fraco e humilde como crianças, ele tem uma nobreza, pois é filho do Rei, destinado a reinar com ele. Como você pode agir para tratar homens, mulheres e crianças como pessoas dignas?
- Esse salmo sobre o homem encontra seu cumprimento no homem Jesus Cristo. O Novo Testamento aplica esse salmo quatro vezes a Cristo, o último Adão (Mt 21.15‑16; 1Co 15.22‑27; Ef 1.20‑22; Hb 2.6‑9). Ele é o glorioso Criador, que, com seu Pai, criou todo o universo (Jo 1.1‑3; Hb 1.2‑3). Ele levou em conta nosso estado sem esperança e assumiu a nossa natureza para que, por sua humilhação e exaltação, o Pai fosse glorificado para sempre (Fp 2.6‑11). De que modo ver Cristo nesse salmo nos dá a esperança de que o nobre propósito de Deus para o ser humano será completamente cumprido?
- Oração: Peçam a Deus para que vocês sejam capazes de tratar todo ser humano com dignidade.
Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!