(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Hino ou cântico: Inicie cantando com a família cânticos ou hinos de louvor a Deus pelo que ele já fez, e confiança pelo que ainda fará à Igreja e à sua família. Sugestão: “Por tudo o que tens feito” ou “Deus dos Antigos” (Novo Cântico, nº 18).
- Oração: O grupo poderá mencionar bênçãos específicas recebidas pela igreja ou pela família, e orar em seguida.
- Cântico: Um hino ou cântico que expresse confiança no Senhor – Sugestão: hino “O Bom Pastor” (Novo Cântico, nº 151).
- Leia Salmos 85. Após a leitura, explique: 85.2-3 Perdoaste a iniquidade (…) encobriste (…) ira. Deus fica irado contra todo pecado (Rm 1.18). Seu perdão vem pela propiciação ou pacificação de sua ira pela satisfação de sua justiça por meio do sacrifício de Cristo na cruz (Rm 3.25). 85.4 Restabelece-nos. Uma oração por restauração (80.3; Jr 31.18; At 3.19,26). 85.6 Não tornarás a vivificar-nos (…)Literalmente, “faze-nos viver”, significando uma renovação de força e vitalidade ou mesmo a ressurreição dos mortos (71.20; Jz 15.19; 1Rs 17.22; Os 14.7). 85.7 Misericórdia. Lealdade e amor pactuais. 85.8 Escutarei. Uma forma verbal que expressa resolução ou determinação: “Estou determinado a escutar”. Paz. Bem-estar em geral, não apenas cessação de hostilidade. Insensatez. Estupidez. 85.10 A graça e a verdade. Dois termos frequentemente associados para fazerem referência à fidelidade do amor pactual.
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
Pensar sobre as maneiras como Deus lidou conosco no passado se torna um bom modo de aumentar o nosso desejo de que ele continue revelando a sua graça. Ao meditar sobre esse salmo, siga a sua lógica. Primeiro, lembre-se do passado, pensando nas misericórdias, na restauração, no perdão e na paz (v. 1-3). Depois, ore pelo futuro, para que Deus o reavive e mostre a sua misericórdia ou lealdade pactual (v. 4-6). Finalmente, expresse fé no presente, decidindo ouvir a palavra do Senhor, esperando em sua salvação e glória, e admoestando-se a não retornar aos velhos caminhos de insensatez, mas a seguir no caminho da paz (v. 7-13). Como você aplicaria esse modelo especificamente à sua situação ou à de sua igreja?
- Oração: Uma oração de gratidão ao Senhor pelas manifestações de sua graça e pelo que ainda fará em favor de sua família e igreja.