(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Cântico: Um hino ou cântico glorificando o grande Deus e Salvador. Sugestão: “Cantai ao Senhor – Salmo 96”.
- Oração: Orem para que sua família e igreja mantenham a adoração centrada em Deus e promovam a glória dele por meio da obediência a sua Santa Palavra.
- Leia Salmos 96: O salmista dá razões e instruções para louvar ao Senhor. Após a leitura, explique: 96.1 Cantai. Narrar em cânticos, como uma expressão de louvor e adoração. 96.2 Bendizei o seu nome. Declarai a grandeza de Deus em todas as perfeições que ele nos revelou. 96.3 Anunciai (…) a sua glória. Os crentes devem listar e celebrar as grandes obras (v. 5) e os atributos de Deus (v. 6‑7), que demonstram sua singularidade e supremacia (v. 4). Nações. As nações gentílicas. Maravilhas. Atos milagrosos e extraordinários. Povos. O plural hebraico se refere a todas as nações. Esse é um chamado universal ao louvor. 96.5 Ídolos. O hebraico se refere a coisas insignificantes, mudas. O Senhor (…) fez. A criação dá testemunho do direito singular de Deus de ser adorado. 96.6 Formosura. Esplendor. 96.7‑8 Tributai. Atribuir, declarar o que pertence a ele. 96.9 Beleza da sua santidade. Não a mesma palavra hebraica traduzida como “formosura” no v. 6. Essa frase (29.2; 1Cr 16.29; 2Cr 20.21) pode estar fazendo alusão às vestes sacerdotais (Êx 28.2,40) como uma imagem da santa dedicação pela qual o povo de Deus prontamente se oferece ao Senhor (110.3). Tremei. Tremer em reconhecimento da sua grandeza. 96.10 Firmou o mundo para que não se abale. A estabilidade dos continentes, que Deus estabeleceu. Julga (…) com equidade. Não apenas pune o pecado, mas governa como Rei justo sobre todo o mundo (v. 13). 96.11‑12 Toda a criação se une em louvor para dar testemunho da glória de Deus (19.1‑6; 98.7‑8).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
- Esse salmo ensina que o louvor e a adoração são teocêntricos, com cada elemento, seja cântico, discurso, conduta ou comparecimento, voltado para a sua glória. A adoração responde à santidade de Deus, isto é, a radiante majestade, glória e formosura que o revelam como o único Deus verdadeiro. Portanto, a adoração gira em torno da pregação da glória de Deus com base na Palavra. Como podemos manter a nossa adoração centrada em Deus?
- A adoração deve ser missionária, isto é, deve convocar todos os povos, independentemente de seu contexto étnico ou cultural, a se unirem para conhecer e adorar esse Deus único. A evangelização bíblica é um chamado à adoração de Deus. A adoração autêntica alimenta o desejo de que todas as nações glorifiquem esse grande Deus e Salvador. Como podemos alcançar as nações por meio da nossa adoração?
- A adoração deve ser na beleza da santidade, isto é, por pessoas vestidas com a perfeita obediência de Cristo e santificadas pela ação do Espírito Santo, em obediência aos mandamentos de Deus. Em nossos cultos públicos, a nossa determinação deve ser promover a sua glória e agradá‑lo, não entretermos uns aos outros. O barateamento da santidade de Deus e de seu culto não promove a evangelização bíblica e fiel, mas priva‑a de sua atração central: o próprio Deus. Como podemos prestar um culto que seja belo em santidade?
- Cântico: Um cântico que proclame que Jesus Cristo é Senhor e Rei. Sugestão: hino “Proclamação” (Novo Cântico nº 309).
- Oração: Clame para que todas as nações conheçam e adorem o Deus único e verdadeiro. Interceda pela obra missionária e não se esqueça daqueles que estão próximos, ao seu redor, e que ainda não conhecem o Deus Salvador.