Roteiro para culto doméstico – Salmo 42

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Oração: Agradeçam pela obra de Cristo, que garante acesso a presença de Deus.
  • Cântico: Sugestão: “Comunhão Divina”, Novo Cântico (nº 111), ou outro hino, cântico ou salmo.

  • Leia Salmo 42: explique que o salmista expressa seu desejo pelo Senhor, cuja presença é a única esperança para a depressão. Destaque: 42.1 Suspira. Anseia ou anela. Correntes das águas. A parte mais profunda de um vale onde corre a água. Minha alma. Equivalente ao pronome “eu” (v. 2). A imagem é de busca e consequente exaustão e sede. 42.2 Sede. A fome pode ser suportada por algum tempo, mas a sede severa é intolerável. Todo esforço será feito para extingui‑la (63.1‑2). 42.4 Lembro‑me. Penso de um modo focado, um combustível para a fé. 42.5 Abatida. Dissolvida, aqui no sentido de depressão (v. 6). Perturbas. Estás agitada ou turbulenta. Espera. Aguarda com expectativa, uma expressão de fé. Meu auxílio e libertador meu. A presença de Deus é a única salvação do salmista (v. 11). 42.7 Abismo (…) abismo (…) ondas e vagas. Essas imagens descrevem seu sentimento de abandono pelo Senhor, como um homem que afunda no oceano (88.6‑7; Jn 2.3‑5). 42.9 Rocha. Um penhasco sob o qual há segurança e proteção. Olvidaste. Recusa em dar atenção e ajuda. Sua depressão deixa seu raciocínio nebuloso, resultando em uma mistura de confiança em Deus e dúvida, a tensão entre fé e experiência. Lamentando. Literalmente, “sendo escuro ou sujo”, como alguém vestido com roupas associada à dor. 42.11 Meu auxílio e Deus meu. A salvação da minha face, isto é, aquele que me salva.

  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Há uma sede natural, comum a todo aquele que busca o bem e a felicidade (4.6), mas também há uma sede espiritual produzida dentro das pessoas quando, pelo Espírito Santo, elas provam a bondade de Deus e desejam ser plenamente satisfeitas com ele (36.8‑9; 1Pe 2.2‑3). Verdadeiros crentes só podem ficar satisfeitos pela presença, graça e conforto de Deus. A experiência da presença de Deus deve ser como uma sede desesperadora a ser saciada. Se estivermos deprimidos, precisamos orar por nós, para termos esperança no Senhor e continuarmos sua busca. Em tempos de exaustão espiritual, até onde você está pronto para ir, a fim de encontrar a sua satisfação no Senhor?
  • Cristo sofreu horrível sede física na cruz (Jo 19.28), mas muito pior foi a sua sede por estar separado da presença de Deus (Mt 27.46). Ele sofreu a privação do bem, que é a condenação dos pecadores (Is 65.13; Lc 16.24). Assumindo a maldição em nosso lugar, ele ganhou para nós a bênção. Como resultado, Cristo, agora, pode satisfazer a mais profunda sede humana, por intermédio do Espírito Santo (Jo 4.14; 7.37‑39; Ap 21.6; 22.17). A pergunta é: Você tem sede de Deus? Como você sabe? E o que você faz a respeito?
  • Oração: Exponham suas dores, conflitos e abatimento ao Senhor. Peçam que ele renove a esperança e dê o livramento a vocês.

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ver todas as postagens

Wriel Ferreira

Wriel Ferreira é Presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil.